16:38
BRUXISMO E DOR FACIAL .
A gênese do problema não está bem esclarecida pelos estudos em torno do assunto, mas é comum, na troca dos dentes, por volta dos 6 a 7 anos, o disparo do esfregamento pelo sistema neuromuscular, na tentativa de arredondar as cúspides dos dentes permanentes, que na maioria dos casos, nascem pontiagudas e afiadas. O esfregamento promove um ajuste oclusal fisiológico, acomodando as arcadas dentárias e promovendo um equilíbrio da força muscular.
Outra causa não menos importante está ligada ao mal posicionamento dentário oriundo das más oclusões, que impõe desconforto ao paciente, principalmente quando há contatos prematuros e toque de dentes de maneira anormal.
Alguns estudos ligam o stress e o estilo de vida moderno ao hábito de apertar os dentes durante o sono, como uma maneira de descarregar as tensões e aliviar o sistema.
O fato é que apertar os dentes gera força sobre o Sistema Estomatognático superior ao que ele é capaz de suportar, resultando em desgastes dentários, fraturas de restaurações, hiperatividade muscular, trauma sobre a ATM e dor facial.
No próximo post abordaremos o tratamento para o bruxismo.