A Articulação Temporomandibular ( ATM ) é considerada uma das articulações mais complexas do corpo humano, por envolver o osso mandibular, que é único, a dois ossos diferentes no crânio, os ossos temporais. Responsável por múltiplas funções, e extremamente adaptativa, a ATM pode sofrer com sobrecargas advindas da força oclusal inadequada, de hábitos parafuncionais, da hiperatividade muscular, de traumas e de postura corporal viciosa, principalmente aquelas relacionados a posição de cabeça e coluna cervical.
É composta por estruturas ósseas e cartilaginosas, ligamentos e músculos, e é responsável por inúmeras funções complexas como a mastigação e deglutição, além da fala e auxiliar na mímica facial.
Condições de desequilíbrio que afetam o "Complexo ATM", podem resultar em quadros de disfunção do sistema, com presença de dor e lesão tecidual, envolvendo a musculatura e estruturas intrínsecas como o disco articular, cápsula e a própria cabeça da mandíbula.
Estudos demonstram que a Disfunção Temporomandibular atinge todas as faixas etárias da população e nas crianças está ligada a hábitos parafuncionais como bruxismo, sucção digital, onicofagia e cuticulofagia, além de postura inadequada de cabeça e coluna cervical, que na maioria das vezes estão atreladas a respiração bucal.
O diagnóstico, na maioria das vezes é feito através de uma anamnese dirigida e um exame clínico voltado à palpação dos músculos temporal e masseter e da própria ATM.
Post Top Ad
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário